sexta-feira, 26 de abril de 2019

PREVENINDO PARA NÃO REMEDIAR









Projeto Prevenir
Introdução

Através de uma pesquisa realizada na Missão SAÍDA, departamento da Fundação Paz e Vida  de Mogi Guaçu, constatou se que quase 50% dos acolhidos na nossa comunidade terapêutica iniciaram na utilização de tóxicos a partir dos 12 anos de idade. Esses números estão incluídos apenas os usuários que buscaram ajuda através da  nossa Escola de Reeducação Social que funcionou por 22 anos ininterruptos, mas é fato que essa porcentagem é bem maior, pois fora desse censo existe uma parcela de ex-usuários que buscam recuperação de outra forma, de usuários que ainda permanecem utilizando tóxicos e um número considerável de óbito de usuários.

Se formos incluir nesse censo todos os casos citados acima podemos chegar aproximadamente a 70% os casos de usuários ou ex-usuários de drogas que iniciaram a utilização a partir dos doze anos.

Infelizmente são números que assustam e que merecem muita atenção tanto da sociedade quanto do governo e instituições em geral.

No nosso cotidiano nos deparamos com uma sociedade moderna onde utiliza meios rápidos e até mesmo errados para sanar o grande problema que vem desequilibrando a sociedade, meios ineficazes e incapazes de diminuir o grande problema que as drogas e o tráfico vêm causando no Brasil e no mundo.

O Projeto Prevenir é fruto de um trabalho de mais 30 anos realizado pelas Organizações Paz Vida, funcionando nesta cidade desde 1984, e  desenvolverá a partir de Agosto, um projeto de prevenção  do problema, através de atividades específicas, envolvendo interessados na faixa etária de 7 a  15, bem como de 15 anos para cima, com uma equipe devidamente treinada, oferecendo aos participantes dos programas executados, estrutura emocional, social e profissional preparando-os para a convivência na sociedade moderna, prevenindo-os de recorrer às drogas ou ao trafico em diversas circunstâncias que o meio social oferece.


 Objetivo

Curto prazo - Diminuir a quantidade de usuários  na cidade de Mogi Guaçu, gerando abrangência do seu eficaz trabalho  nessa cidade..

Médio prazo - Além de desenvolver o trabalho diminuindo o índice de usuários de drogas, promover interações desses com comunidades especializadas na área de tratamento da dependência química,  que acolham os  nos seus programas.

Estrutura Física

Exercemos as atividades na sede da Fundação Paz e Vida,  estabelecimento próprio que conta com:

  • Sanitários masculino e feminino.
  • Salas bem instaladas para desenvolvimento das suas atividades.

Modo de execução

O Projeto Prevenir desenvolverá programas pré-formulados que serão promovidos semanalmente, trabalhando diretamente com os interessados dentro das faixas etárias, e indiretamente com os pais ou responsáveis dos mesmos.

Para terem participação nos programas do Projeto Prevenir serão abordados e convidados para que conheçam as suas programações e instalações nos bairros adjacentes da localização da Fundação Paz e Vida,  sendo que a ideia maior é fazer o programa adaptar se aos interessados,  e não ao contrário, gerando assim um diferencial que influencia muito no resultado.

Dentro das programações serão desenvolvidas palestras educativas e preventivas ao uso e abuso de entorpecentes, por técnicos habilitados na área,  enfim, em meio a essas atividades haverá um trabalho de conscientização tantos para os interessados inscritos, de igual forma aos seus pais e familiares responsáveis.

ÁLCOOL ASSOCIADO A DROGAS: RISCO DE ESQUIZOFRENIA.

Um bem elaborado estudo da Universidade de Copenhague, na Dinamarca trouxe uz ao quesito abuso de álcool e drogas e doenças p...